terça-feira, 24 de maio de 2016

Texto IV - Projeto de Ação Didática: Uma técnico de ensino para inovar a sala de aula.

Boa tarde!

Companheiros, acredito que este será o último texto para se fazer o relatório reflexivo.

Nele é apresentado:

* uma explicação do termo "inovação";
*o que é intervenção pedagógica (para que serve?);
*a explicação do que é um projeto de ação didática;
*a importância da pesquisa-ação para o ensino-aprendizado;
*os momentos do processo de planejamento do projeto de ação didática.




O texto não esta muito legível porque acredito que foi escaneado.

Clique no link abaixo:

https://gen2011urc.files.wordpress.com/2012/03/projeto-de-ac3a7c3a3o-didc3a1tica1.pdf


Boa leitura!!!



23 comentários:

  1. Gente, desculpa-me. Foi o único link que eu consegui pra fazer o download do texto. As referências já foram enviadas pela SEDUC-MT.

    ResponderExcluir
  2. TEXTO – IV

    Projeto de ação didática:
    uma técnica de ensino para inovar a sala de aula

    A autora vem nos fortalecer sobre os trabalhos desenvolvidos por meio dos “Projetos Didáticos” pois são partes indispensáveis para o uso em sala de aula o mesmo leva o professor e aluno a te-la uma experiência mais ampla ,os trabalhos desenvolvidos por meio dos “Projetos Didáticos” são partes indispensáveis para o uso em sala de aula, pois o mesmo leva ao aluno a te-la uma experiência mais ampla onde professores e alunos ensinam , aprendem , pesquisam, observam, questionam e etc. Leva ao professor fazer levantamentos dos conhecimentos prévios dos alunos, define a intencionalidade da ação, determina a postura pedagógica e delineia intenções e ações a serem desenvolvidas, dá alternância a um trabalho individual e negociação coletiva. Os Projetos Didáticos aborda conhecimentos de forma globalizada e delineia um currículo integrado, baseando em problemas e temas emergentes que valoriza instituição escolar e o papel do professor. Portanto os trabalhos desenvolvidos por meio dos projetos didáticos é uma pratica inovadora, busca uma intervenção pedagógica é uma ação didática onde promove a pesquisa – ação o ensino a aprendizagem e são ferramentas de suma importância para o professor promovendo um trabalho de forma interdisciplinar, facilitando assim no momento de seu planejamento.

    Aurilene Maciel

    ResponderExcluir
  3. Parabéns seu blog está muito bonito. Te garanto quando eu chegar em São Félix eu vou poder olhar e contribuir com muito carinho. Um abraço.
    Dalva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bacana é que, mesmo com as dificuldades pelas quais passamos (pouca habilidade e falta de computadores) os professores estão participando.

      Excluir
  4. A autora Ilma Passos Veiga neste texto expõe que o projeto de ação didática (também conhecido por projeto pedagógico) é uma proposta de intervenção. O tema parte da experiência sociocultural do educando (conhecimento empírico) interligando com os conteúdos curriculares (conhecimento científico).
    A autora ressalta que o projeto de ação didática deve ser centrado no estudante, ou seja, com uma situação-problema do interesse do educando ligados ao seu contexto.
    Infere-se também que o projeto de ação didática deve se preocupar e criar inovação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com as suas palavras D. Nélia. O projeto de ação didática é uma ferramenta motivadora para os alunos e para o professor. Pois, além de possibilitar que o conhecimento venha do global para a realidade do aluno propicia à inovação.

      Excluir
  5. PROJETO DE AÇÃO DIDÁTICA: UMA TÉCNICA DE ENSINO PARA INOVAR A SALA DE AULA.

    Segundo (MACHADO. 2000) didática deve desenvolver a capacidade crítica dos professores em formação para que os mesmos analisem de forma clara a realidade do ensino. Articular os conhecimentos adquiridos sobre o “como” ensinar e refletir sobre “para quem” ensinar “o que” ensinar e o “por que” ensinar é um dos desafios da didática. Conforme HERNÁNDEZ (1998), a didática é: uma das disciplinas da Pedagogia que estuda o processo de ensino através de seus componentes os conteúdos escolares, o ensino e aprendizagem para com o embasamento numa teoria da educação formular diretrizes orientadoras da atividade profissional dos professores. Para o autor o projeto de ação didática é conhecido por trabalho de projeto e pedagogia de projeto é uma proposta de intervenção. É centrado no estudo dos problemas em seu contexto social e orientado pela dinâmica integradora e síntese entre teoria e prática.
    Cabe também ressaltar que o projeto de ação didática é uma orientação de muita complexidade. Não é um método, uma pedagogia ou uma fórmula didática baseada numa série de etapas.
    Portanto o projeto de ação didática aborda o conhecimento de forma globalizada e delineia um currículo integrado, baseado em problemas e temas emergentes, que valoriza a função política da instituição escolar e o papel do professor (Hernández.2000)

    ResponderExcluir
  6. Projeto de ação didática:

    Uma técnica de ensino para inovar a sala de aula

    A autora nos traz um relato sobre os trabalhos desenvolvidos por meio dos “Projetos Didáticos” que é uma atividade que permite adquirir conhecimento tomando atitudes na resolução dos problemas e que é indispensável para o uso em sala de aula. O tema parte da experiência sociocultural do educando levando a ele um conhecimento empírico interligando conteúdos curriculares. Alem de levar ao professor uma base de trabalho interdisciplinar e também um trabalho coletivo reiterando professor e aluno. A autora ressalta que o projeto de ação didática deve ser centrado no estudante. A autora nos mostra que o planejamento didático também é um processo que envolve operações mentais, como: analisar, refletir, definir, selecionar, estruturar, distribuir ao longo do tempo, e prever formas de agir e organizar e os projetos nos dá essa base para desenvolvermos um trabalho de qualidade e inovador.

    ResponderExcluir

  7. Projeto de ação didática: uma técnica de ensino para inovar a sala de aula.

    A autora relata a importância de desenvolver por meio de "Projetos Didáticos" conhecimentos de forma globalizada e delineia um currículo integrado, baseando em problemas e temas emergentes que valoriza instituição escolar e o papel do professor.O trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa. Por isso,"aprender" é uma tarefa pessoal e as atividades propostas no projeto são apenas um ponto de partida, que deve proporcionar ao aluno os instrumentos para um trabalho criativo e intenso de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  8. Os relatos apresentados pela autora, nos leva a refletir sobre a junção dos conhecimentos adquiridos a partir da leitura dos textos anteriores, complementando assim, nossa bagagem de estratégias para o desenvolvimento da troca de saberes com nossa clientela, conquistando de forma coletiva os objetivos propostos.
    Quando nos referimos a inovação, podemos observa-la como uma definição ampla entendida como um conjunto de intervenções, decisões e processos que com certo grau de intencionalidade e sistematização, buscam alterar atitudes, culturas, idéias, conteúdos e modelos de práticas pedagógicas.
    Intervenção pedagógica é uma interferência que o educador faz sobre o processo de ensino aprendizagem do sujeito que apresenta problemas, adotando procedimentos que interfira nesse processo para compreendê-lo, explicá-lo ou corrigi-lo, introduzindo novos elementos para que o sujeito pense, elabore, de uma forma diferenciada, quebrando padrões anteriores de relacionamento com o mundo das pessoas, das idéias.
    Os conhecimentos abordados de forma globalizada pelo projeto didático delineia um currículo integrado focando em problemas e tem surgidos que valorizam a instituição de ensino e o papel do educador. Os trabalhos que priorizam o projeto didático, estimulam uma prática inovadora, fazendo com que a intervenção pedagógica e a ação didática promova o ato da pesquisa-ação tornando a interdisciplinaridade ferramenta de grande importância no preparo do planejamento.
    Ainda refletindo sobre projetos didáticos, podemos associá- los aos diversos conceitos apresentados no texto, e é visto como um meio para nós educadores lutarmos contra o insucesso escolar, buscando reinventar nossa prática em direção ao sucesso, colocando educando e educadores na situação de sujeitos no centro das iniciativas e ações, produzindo novas aprendizagens de forma coletiva com atitudes desenvolvidas, procedimentos realizados, e soluções de problemas que surgem ao longo da caminhada.
    Os conceitos apresentados, procuram unir diferentes estratégias que somam positivamente em nossa prática pedagógica, intervindo de forma inovadora, contribuindo de forma global na área do ensino, trazendo respostas às necessidades de implementação da teoria e prática educacional, levando- nos a conhecer o desconhecido de forma mais recompensadora.

    ResponderExcluir
  9. RELATÓRIO

    É evidenciado neste texto que a metodologia de projetos é interessante porque permite o conhecimento de forma globalizada, além de permitir que os sujeitos do processo (professor e aluno) utilizem instrumentos criativos e inovadores.

    ResponderExcluir
  10. Projeto de ação didática: uma técnica de ensino para inovar a sala de aula.

    O projeto de ação didática, também conhecido por trabalho de projeto e pedagogia de projeto, é uma proposta de intervenção. É centrado no estudo dos problemas em seu contexto social e orientado pela dinâmica integradora e de síntese entre teoria e prática. É uma das expressões da concepção globalizante do trabalho pedagógico que permite aos alunos analisar os problemas, as situações e os acontecimentos em um contexto e em sua globalidade.
    O trabalho com projeto envolve sempre a resolução de problemas, possibilitando a análise, a interpretação e a crítica por parte dos alunos;é o espaço de interação teoria-prática.O projeto de ação didática contém características próprias e resulta da necessidade de articular, de forma coerente,um esquema que incorpore a intervenção de um grupo de professores com diferentes formações, experiências e saberes.
    Ensinar, aprender, pesquisar e avaliar por meio do projeto de ação didática centrada em problemas desenvolvidos por grupos de alunos, orientados por professores, introduz uma dinâmica nova na sala de aula.O projeto de ação didática desenvolve capacidades de pesquisa na medida em que incita a observar, a recorrer às técnicas diversificadas.É preciso ficar claro que o ponto central do projeto de ação didática é o envolvimento de todo o grupo no estudo de problemas ou de temáticas em seu contexto social.

    ResponderExcluir
  11. O projeto de ação didática se torna válido tanto para a formação do indivíduo em relação a sociedade e ao convívio com a mesma como para seu desenvolvimento intelectual. Com esse projeto de educação é dada em parte autonomia aos alunos e a chance deles buscarem o conhecimento. Ele tem que receber uma informação. "problema" e tentar achar a solução ou a busca de resultados daquela informação.
    O aluno no processo educacional é vista como um fator essencial para a construção do conhecimento, e não só como um mero recebedor de conteúdos .A busca pelo saber não está ligada exclusivamente no ato de ouvir ,copiar e fazer exercícios.
    Segundo REZNIKE e AYRES.
    "Quando falamos em reavaliação critica ,estamos atendendo não só para o processo em si do ato educativo, mais também para tudo aquilo que os alunos já trazem enquanto vivência, enquanto formação cultural ".
    "Educador é aquele profissional que procura criar condições de condutas desejáveis e diz mais, que a formação do mesmo se constituí em bases filosóficas ,científicas técnicas afetivas para cada tipos de ação que ele vai produzir ,mais que este tem que ter a consciência que nunca estará suficientemente preparados ,pois deve a cada dia meditar sobre a sua prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  12. TEXTO 04
    Projeto de ação didática:
    Uma técnica de ensino pra inovar a sala de aula.
    O texto lido nos faz refletirmos sobre o projeto de ação didática, que contém características próprias e resultado da necessidade de articular, de formar coerente, um esquema que incorpore a intervenção de um grupo de professores com diferentes formações.
    Cabe nos ressaltar que o projeto de ação didática e uma orientação de muita complexidade, não é um método, uma pedagogia ou uma formula didática buscada numa serie de etapas e sim um meio por onde os docentes devem lutarem contra o insucesso escolar ou para reinventarem a prática pedagógica em direção ao sucesso de um novo projeto educativo.
    Pois o processo didático desenvolvido por meio de projetos ajuda escolar, um lugar para aprender, pesquisar e avaliar.

    ResponderExcluir

  13. TEXTO 04

    Projeto de ação didática:

    Uma técnica de ensino pra inovar a sala de aula.
    Com base na leitura do texto percebe que o mesmo nos faz refletirmos sobre o projeto de ação didática, que são trabalhos de suma importância para ser desenvolvido em sala de aula contém pois o aluno passa a ter melhor domínio das atividades que são trabalhadas e tendo assim um melhor desenvolvimento.
    O projeto de ação didática e uma orientação de muita complexidade e de grande validade, pois aparte dos trabalhos vemos o resultado e o sucesso da turma. É um método, que buscada uma inovação aos profissionais da educação para um bom desempenho e também a estar adequando novos metodologias de ensino em direção ao sucesso de um novo projeto educativo.
    O processo didático desenvolvido por meio de projetos nos faz sermos agentes pesquisadores e construtores de nossos próprios conhecimentos .

    ResponderExcluir
  14. Texto IV - Projeto de Ação Didática: Uma técnico de ensino para inovar a sala de aula.

    RELATÓRIO REFLEXIVO

    Ilma Veiga Passos expõe que o Projeto Pedagógico possibilita a interação do conhecimento de forma globalizada com um currículo integrado, baseando em problemas e temas emergentes que valoriza instituição escolar e o papel do docente.
    Quando trabalhamos com projetos facilitamos ao educando uma aprendizagem significativa.

    ResponderExcluir
  15. Projeto de Ação Didática: Uma técnica de ensino para inovar a sala de aula.

    Do ponto de vista educacional, o professor precisa planejar e refletir muito sobre o projeto que irá aplicar em uma determinada classe, ele não deve somente seguir passo a passo um programa ao qual está acostumado "ver". “É necessário que o professor, a cada novo “problema”, se molde a ele, para que possa ter o melhor produto final possível”.(Hector Allen Ishii)
    Trabalhar com projeto, realmente se apresenta bastante interessante e eficiente. Tendo em vista que a maioria das instituições de ensino mantém seus padrões em uma forma hierárquica, professores x alunos, onde esses são bombardeados de informações que muitas vezes parece-lhes desnecessárias, sem sentido e sem função imediata ou futura, e acabam sentindo-se desmotivados, o método de projetos vem exatamente na contramão desse conceito, criando uma dinâmica maior, mais interativa tanto entre os alunos quanto com o professor. Centrar o ensino no aluno abre uma diversidade de possibilidades para o desenvolvimento de projetos e o aproveitamento do conteúdo proposto. Porém, para um real aproveitamento nesse processo, vários fatores devem ser levados em consideração, como a capacitação dos professores, visto que a exigência e a versatilidade serão muito mais necessárias em sala de aula.
    Cabe ao educador uma reflexão sobre os meios de atrair e estimular a atenção e a criatividade dos alunos. O cuidado na escolha e abordagem do tema, ou questão-problema, é essencial para que os alunos sintam-se propensos a intervir na resolução do mesmo.
    O método de projetos, faz com que os alunos busquem, estude, pesquisem aquilo que o professor apresentou como proposta, ajudando-os a terem certa independência, e maior interesse pelas matérias, tendo assim, uma fixação maior do conteúdo, juntamente com a exposição destes, após o término da pesquisa.
    O professor então, deve sempre estimular os alunos, assim, não há o problema de chateações, ou insatisfação destes, por motivos de temas, não entendimento da matéria, enfim, com o professor estimulando, e coordenando, fica mais fácil do aluno mergulhar nos estudos e pesquisas.

    ResponderExcluir
  16. Devemos refletir sobre a junção dos conhecimentos adquiridos a partir da leitura dos textos anteriores, que completam nosso conhecimento conquistando.
    Quando nos referimos à inovação, podemos observa uma definição ampla do conjunto de intervenções, decisões e processos que buscam alterar atitudes, culturas, ideias, conteúdos e modelos de práticas pedagógicas.
    Intervenção pedagógica é uma interferência que o educador faz sobre o processo de ensino do educando que apresenta problemas, adotando procedimentos que interfira nesse processo para compreendê-lo, explicá-lo ou corrigi-lo, introduzindo novos elementos para que o educando pense, elabore, de uma forma diferenciada. Os conhecimentos abordados pelo projeto didático integra problemas que tem surgido valorizando a instituição de ensino e o papel do educador. Os projetos didáticos estimulam uma prática inovadora, fazendo com que a intervenção pedagógica e a ação didática promove o ato da pesquisa-ação tornando a interdisciplinaridade ferramenta de grande importância no preparo do planejamento.
    Os conceitos apresentados, uni diferentes estratégias que somam em nossa prática pedagógica, trazendo respostas às necessidades da prática educacional, levando a conhecer o desconhecido de forma recompensadora.

    ResponderExcluir
  17. PROJETO DE AÇÃO DIDÁTICA: Uma temática de ensino para inovar a sala de aula.
    Projeto de ação didática é na prática um comprometimento entre reflexão necessária e ação desejada.
    Um projeto de ação didática se define pela intenção do professor e dos alunos em alcançarem um determinado objetivo comum.
    Portanto pode-se perceber que as reflexões sobre projeto de ação didática não é nova, ela é apenas reformulada por novos autores.
    A pedagogia de projetos vem sendo discutida desde o período da nova escola até os dias atuais, portanto, essa pedagogia quer ressignificar o espaço escolar.
    Projeto de ação didática é orientado pela proposta de aprender fazendo e não somente fazer escutando, pois é a ação que permite ao aluno desenvolver sua aprendizagem.
    É preciso que se entenda que projeto de ação didática é o envolvimento de todo o grupo no estudo de problemas ou temáticas em seu contexto social.

    ResponderExcluir
  18. PROJETO DE AÇÃO DIDÁTICA: Uma temática de ensino para inovar a sala de aula.
    Projeto de ação didática é na prática um comprometimento entre reflexão necessária e ação desejada.
    Um projeto de ação didática se define pela intenção do professor e dos alunos em alcançarem um determinado objetivo comum.
    Portanto pode-se perceber que as reflexões sobre projeto de ação didática não é nova, ela é apenas reformulada por novos autores.
    A pedagogia de projetos vem sendo discutida desde o período da nova escola até os dias atuais, portanto, essa pedagogia quer ressignificar o espaço escolar.
    Projeto de ação didática é orientado pela proposta de aprender fazendo e não somente fazer escutando, pois é a ação que permite ao aluno desenvolver sua aprendizagem.
    É preciso que se entenda que projeto de ação didática é o envolvimento de todo o grupo no estudo de problemas ou temáticas em seu contexto social.

    ResponderExcluir

Avaliações Externas