terça-feira, 10 de maio de 2016

Texto I - Projecto, Interface de Expectaiva e de Intervenção

Bom dia queridos...

O texto desta primeira semana se encontra no endereço abaixo:



https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/56733



Se você não conseguir acessar procure os coordenadores (Aurilene, Juarez ou Lídia) para pegar as cópias.


Boa leitura e até o próximo post!!!

20 comentários:

  1. O trabalho com projetos é uma proposta pedagógica interessante por causa da participação do aluno que é motivado por um tema de interesse dele.
    O projeto na sala de aula é um método que propõe uma avaliação contínua, porque possui várias etapas.
    Outro fator que se evidencia ao se trabalhar com projetos é a coletividade do grupo docente que, na maioria das vezes, se compromete em trabalhar em suas aulas os temas do projeto proposto.
    Muitas vezes não alcançamos todos os objetivos propostos, por isso é importante que os atores do processo façam uma socialização dos pontos positivos e negativos do projeto para que não cometa os mesmos erros no próximo.

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  2. Trabalhar com projeto e dar sequência de ideias, analisar hipóteses, ser coerente com as propostas abertas e analisar com sequência cada item encontrado. E também aprender a trabalhar em grupo trocando ideias, exemplos e dando novas opiniões na troca de saberes.

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  3. Projeto e um recurso, que torna a escola mais atraente.
    Melhora a compreensão do aluno do trabalho em grupo.
    A importância de cada um na atividade coletiva;Possibilitar trabalhar de forma interdisciplinar com objetos de organizar a construção dos conhecimento em torno de metas de forma coletiva ,entre alunos e professores.

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  4. Trabalhar com projeto é´:
    * oportunizar um tema do agrado do educando;
    *buscar usar metodologias e instrumentos didáticos diferenciados;
    * avaliar de forma contínua;
    *trabalhar em equipe.

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  5. RELATÓRIO

    O projeto na práxis pedagógica vem sendo posto em prática para demonstrar que a Educação pode e deve romper as barreiras do método tradicional e fragmentado.
    O projeto didático possibilita o uso de métodos que englobam várias disciplinas e conhecimentos empíricos que muitas vezes não utilizamos num simples plano de aula.
    O projeto não se trata de uma técnica atraente para transmitir aos alunos o conteúdo das disciplinas curriculares. Mas sim, uma técnica para repensar a escola, pois durante a sua elaboração pensa-se na aprendizagem como um processo global e complexo.
    Trabalhar com projetos na escola é romper com um modelo fragmentado de educação e recriar a escola, transformando-a em espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte, sem perder de vista a realidade cultural especifica de seus alunos e professores.
    Acredito que o trabalho vem como intervenção para se resgatar a Educação que tem se mostrado precária e insuficiente.

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  6. OS trabalhos por meio de projetos são planos de ação e intenção que se resulta na necessidade de um problema surgido. E aventurar-se e correr riscos do expor com ideias traduzidas em ações que geram resultados positivos. E ter outras pessoas tem acesso as ideias e dando opiniões as suas realizações.
    Projeto e o veículo para aquisição de conhecimento e interação ao saber que desenvolve atitudes. Sobe o ponto de vista epistemológico pode-se descrever uma metodologia que vai ao encontro de preocupações que formam teorias e criticas e resistência na educação que caracteriza de varias formas. É uma atividade investigativa onde se produz conhecimento. Os problemas abordados consiste em desafios importantes para o professor ser um investigador onde os alunos tornam- se aprendizes e colaboradores e construtores de seus próprios conhecimentos.
    O processo educativo exige que o aluno fixe objetivos a serem atingidos, surgidos a partir das necessidades reais dos alunos. E contribui para definir o conteúdo do projeto. Essas metas podem ligar a um futuro sem ilusões.
    Segundo Bonvalot projeto e definido como "A passagem do desejo a intenção e da intenção a ação".
    Para Cornwall e Friedman relatam que "Projeto educativo e uma atividade na qual o estudante adquire conhecimento e capacidade a traves do seu desenvolvimento em um problema autentico ou simulado da vida real."
    Por tanto ao ler o texto 1 ele nos mostra a importância dos trabalhos por meio de projetos didático como uma fonte de suma importância para nos enquanto educadores.
    Katherinne Maciel Caminhas Figueredo

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  7. Como profissionais da educação, quando pensamos numa sala de aula, buscamos logo as soluções que sejam mais interessantes e viáveis para que os alunos tenham interesse e participação quanto aos conteúdos abordados.

    Sabemos que existem as grades curriculares com conteúdos adequados a cada série, que acabam dificultando o fazer do professor quanto à elaboração de uma temática onde todos esses possam se encaixar. Isso realmente seria impossível, mas o professor deve planejá-los e organizá-los de acordo com o centro de interesse da turma, de forma interdisciplinar, buscando uma fusão desses conteúdos. Pode-se, por exemplo, numa aula de ciências, fazer experiências concretas, como uma receita de bolo, mostrando o processo de mistura, fermentação e após, solicitar que os alunos façam uma produção de texto do trabalho realizado, para avaliar os aspectos de linguagem escrita, gramática, vocabulário, criatividade e desenvoltura em português.

    A proposta de se trabalhar com projetos é justamente a de proporcionar um ambiente favorável ao saber. Por isso propomos que os temas sejam escolhidos juntamente com os alunos, para que esses sintam-se valorizados em suas opiniões e que tenham prazer em estudar e pesquisar aquilo que “querem” e, principalmente, percebam que a sala de aula não é o lugar onde deve-se engolir os conteúdos passados pelos professores, mas um espaço aberto de trocas de conhecimento.

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  8. Projeto é uma meta de trabalho de grande importância pois o mesmo busca em se um trabalho de forma continua e leva o aluno a ter melhor compreensão quanto ao tema desenvolvido. Pois busca trabalhar o coletivo de forma interdisciplinar facilitando assim tanto o trabalho do professor quanto o aprendizado do aluno.

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  9. RELATÓRIO REFLEXIVO

    Os trabalhos por meio de Projetos Didáticos são fontes de aprendizagens onde nós enquanto educadores buscamos meios para facilitar todas as atividades pedagógicas. Sendo indispensáveis e de grande validade, pois quando estamos trabalhando com projetos didáticos percebemos uma grande diferença tanto para o discente quanto para o docente.
    Luiz Luz da Silva

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  10. A leitura do texto levou me a refletir sobre experiências vividas por meio de observações em sala de aula, tanto na escola quanto em cursos de graduação, onde tive a oportunidade de compreender a relevância do projeto de trabalho como uma técnica didática centrada na produção de conhecimento de forma coletiva e interdisciplinar.
    Ele é parte da experiência sociocultural do aluno e dos conteúdos curriculares centrado no mesmo com uma preocupação em criar e produzir inovação que se baseia em problemas ligados a realidade social.
    Partindo das afirmações de Cortesão é possível refletir diferentes aspectos importantes sobre projeto. Ele decorre da necessidade do problema surgido, do desejo existente e da previsão e estruturação antecipada da ação. Isso significa a passagem do desejo a intenção da ação. É portanto uma atividade permeada por intencionalidade no qual o aluno adquire e produz conhecimentos, resolve problemas que o preocupam, autênticos ou simulados da vida real.
    Projeto reflete uma determinada postura pedagógica ao delinear intenções e ações a serem desenvolvidas no coletivo, surge como uma resposta, uma nova postura pedagógica para dar conta do desafio de compreender o sentido da escola, da sala de aula, hoje, para a formação das novas gerações.

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  11. No meu ponto de vista trabalhar com projeto é muito útil,pois é através dele que o professor encontra novos horizontes, para sonar as dificuldades de nossos discentes,possibilitando assim a organização e construção de nosso conhecimentos,em torno de metas e forma coletiva.Tornando a aula mais participativa e atraente.

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  12. TEXTO - I

    Projecto, Interface de Expectaiva e de Intervenção


    Ao analisar o texto I sobre Projetos Didáticos pude perceber que são conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos, construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver.
    Um projeto visa levar o aluno (a) a ser protagonista, investigadora, capaz de descobrir significados de novas relações e de perceber os poderes dos seus pensamentos por meio da síntese de diversas linguagens, expressivas, comunicativas e cognitivas. Projeto é aquele que possibilita os alunos (os) interagirem entre eles ou elas , discutindo, decidindo, dialogando, resolvendo conflitos e estabelecendo regras e metas. Por meio de um trabalho com um currículo aberto, que abrange qualquer área de conhecimento, o aluno (a) é levado a perceber e representar o mundo natural e cultural em que vive.
    Os Projetos Didáticos propiciam situações didáticas em que o professor e os alunos se comprometem com um propósito de obter um produto final: em um projeto, as ações propostas ao longo do tempo têm relação entre si e fazem sentido em função do produto que se deseja alcançar, o professor é um mediador, e tem o papel central de coordenar o trabalho, problematizar e orientar os alunos durante todo o percurso. Desse modo, o docente precisa considerar as possibilidades, necessidades e características dos alunos.
    Portanto nos Projetos Didáticos o docente tem o papel de mediar os trabalhos dos alunos orientando enfim levando ao aluno a ser um pesquisador e construtor de seu próprio conhecimento e também a ter mais autonomia de ação.

    Aurilene Maciel

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  13. Após a leitura deste texto sobre várias definições sobre o que é projeto cheguei a conclusão que trabalhar com projeto é:uma atividade de índole investigativa através do do qual se consegue produzir conhecimento,ao mesmo tempo que se poderão alterar formas de estar relativas a problemas reais que se procuram estudar e que se poderá caracterizar por:
    -se situar numa linha próxima da sócio-antropologia
    -estar informado pelo discurso da possibilidade de intervenção
    -pressupor a interação teoria e prática
    -se implicar ideológica e socialmente
    - recorrer predominantemente a metodologia qualitativas
    - assumir a implicação dos atores sociais que o desenvolvem
    -ser muito frequentemente transdisciplinar ou indisciplinar.

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  14. De acordo com o estudo realizado do Texto I Projeto Interface de Expectativas e Intervenção. Podemos dizer que a ideia de projeto envolve a antecipação de algo desejável que ainda não foi realizado, traz a ideia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu. Como vários autores colocam a origem da palavra “projeto” deriva do latim projectus, que significa algo lançado para frente. A ideia de projeto é a própria da atividade humana, da sua forma de pensar em algo que deseja tornar real.
    Neste sentido Carnwal e Smithals salienta que o projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma ideia; é o futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um possível a transformar em real, uma ideia a transformar em ato.
    Podemos enfatizar que o trabalho com projeto o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, de pesquisar e de criar relações, que incentivam novas busca, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento.
    Portanto o trabalho com projeto cabe o professor realizar mediações necessárias para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo, a partir das relações criadas e nessas situações.

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  15. TEXTO - I

    Projecto, Interface de Expectaiva e de Intervenção




    Ao ler o texto – I, sobre trabalhos por meio de projetos, pude perceber que são trabalhos que buscam saberes complementares onde dão continuidades de conteúdos em que tanto os professores e quantos os alunos tenham mais domínio do que esta sendo trabalhados e também pode abranger trabalhos interdisciplinar buscando êxito para valorização na qual os estudantes adquirem conhecimentos e capacidades através de seus conhecimentos.

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  16. TEXTO – I

    Segundo a autora Luiza Cortesão, ela nos faz uma reflexão sobre os trabalhos por meio de projetos, “É a habilidade de trabalhar nas margens que define o possível”.Ao refletir sobre essa mensagem pude perceber o quanto se torna construtivista os trabalhos desenvolvidos por meio de projetos sendo uma ferramenta de suma importância e com grande desafios. Pois o mesmo busca trabalhar uma interação dentro de varias áreas de conhecimentos facilitando tanto o trabalho do educador quanto ao domínio do educando.

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  17. TEXTO - I

    Projecto, Interface de Expectaiva e de Intervenção

    Com base no texto lido, podemos perceber que os trabalhos por meio de projetos também é um documento um produto do planejamento porque nele são registradas as decisões mais completas de propostas para o futuro, trata se de uma tendência natural do ser humano como o próprio nome indica projetar é lançar para a frente dando sempre idéias de mudanças.

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  18. As contribuições da Pedagogia de Projetos para o processo de ensino-aprendizagem;
    Exercitar a prática pedagógica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares;
    Desenvolver uma pedagogia voltada para o desenvolvimento da capacidade investigativa, reflexiva e crítica;
    Aplicar os conhecimentos obtidos no processo de formação no exercício da prática docente;
    Relatar as diferentes experiências vividas no processo de Estágio de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental;
    Reconhecer a sala de aula como espaço de construção efetivo do conhecimento pedagógico;
    Entender a relação teoria-prática como um processo indissociável, no exercício da prática docente;
    Conviver com profissionais mais experientes, identificando e apropriando-se de suas práticas e saberes adquiridos em sala de aula;
    Desenvolver uma prática pedagógica articulada com os saberes construídos cientificamente.
    Neste sentido, a Pedagogia de Projetos visa à ressignificação do espaço escolar, transformando-o num espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões. O trabalho com projetos inaugura nova perspectiva para compreendermos o processo de ensino-aprendizagem. Aprender deixa de ser um simples ato de memorização e ensinar não significa mais repassar conteúdos definidos ou prontos. Todo conhecimento passa a ser construído em estreita relação com o contexto em que é utilizado, sendo, por isso mesmo, impossível separar os aspectos cognitivos, emocionais e sociais presentes nesse processo. A formação dos alunos não pode ser pensada apenas como uma atividade intelectual. Torna-se um processo global e complexo, no qual conhecer e intervir no mundo real não está dissociado. O processo de aprendizagem ocorre através da participação, da vivência, da tomada de atitudes, escolhendo-se procedimentos para atingir determinados fins. Ensina-se não somente pelas respostas dadas, mas principalmente pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados, pela ação desencadeada. Os projetos pedagógicos interdisciplinares são modos de organizar o ato educativo que indicam uma ação concreta, voluntária e consciente que é decidida tendo-se em vista a obtenção de algo formativo, determinado e preciso. É saber ultrapassar, na prática escolar, de uma situação-problema global dos fenômenos, da realidade fatual e não da interpretação técnica já sistematizada nas disciplinas. Trata-se de uma construção pedagógica que deve ser entendida como conjunção global de múltiplos meios, que oferecerão suporte à busca e construção do conhecimento.
    O importante para o professor é reconhecer que há necessidade de mudanças de atitudes, de renovação corajosa e busca de novos procedimentos didáticos. Tudo isso implica optar por novo estilo docente – ou, melhor dizendo, pelo ‘reaprender a ser professor’ -, acostumar-se em suas atividades, a procurar ver mais longe, a estar atento às mudanças que o mundo de amanhã exigirá dos nossos alunos.


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  19. Projeto é um plano de ação, seja na educação ou nas várias áreas do nosso cotidiano.
    Projeto é assim o resultado da tensão decorrente da necessidade do problema surgido, do desejo existente e da previsão, estruturação antecipada da ação.
    É um comprometimento entre a reflexão necessária e a ação desejada. Quando se fala em trabalhar projetos é importante analisar em que contexto cultural/ideológico se utiliza essa metodologia, qual relação existe entre os problemas.
    É, portanto necessário perceber a possibilidade da ação educativa intervir em situações se trabalhando com projeto-ação.

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