terça-feira, 10 de maio de 2016

Texto II - A pesquisa-ação na análise do trabalho docente

Bom dia galera!!!

O texto seguinte encontra-se no endereço abaixo:

http://www.fae.ufmg.br/estrado/cd_viseminario/trabalhos/eixo_tematico_3/a_pesquisa_acao.pdf


Não esqueçam de postar os comentários.

Boa leitura!!!!

19 comentários:

  1. A pesquisa-ação pode ser considerada com uma forma de ação planejada de caráter social, educacional, técnico entre outros. O seu uso como instrumento metodológico permite aos participantes condições de investigar sua própria prática de uma forma crítica e reflexiva, onde todos estão envolvidos na solução de problemas e na busca de estratégias que visam encontrar soluções para os problemas.
    Os docentes que participam da pesquisa-ação poderão desenvolver uma maior abertura para revisão de sua prática docente, utilizando para isso o trabalho coletivo, pois, a abertura para o universo escolar para os pesquisadores deve se dá de maneira interativa com os participantes, sendo necessária uma relação muito próxima entre teoria e prática. Dessa forma, essa pesquisa se difere das demais por contrapor o paradigma da pesquisa desenvolvida por especialistas que se encontram fora do contexto escolar.
    A pesquisa-ação propicia um processo de reflexão-ação-reflexão que auxilia os educadores a ter clareza sobre sua prática em sala de aula, promovendo mudanças atitudinais necessárias para assegurar uma boa formação dos dos estudantes. Dessa forma irá gerar mudanças na cultura escolar, criando comunidades de investigação que contribuirá para práticas participativas e democráticas e fazendo surgir uma re-significação do conceito de docente, de estudante, de aula e de aprendizado

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  2. RELATÓRIO REFLEXIVO

    Para se fazer educação atualmente é necessário que usamos metodologias que tratem de investigar situações concretas de forma mais efetiva, daí o uso da pesquisa-ação.
    A pesquisa-ação é:

    (...) um tipo de pesquisa social de base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ouparticipativo. (THIOLLENT, 2007: 16)

    Com este instrumento metodológico os pesquisadores desempenham um papel ativo nas realidades dos fatos investigados. Entre seus principais aspectos encontra-se:

    a) ampla interação entre pesquisadores e comunidade investigada; b) resultante dessa interação são eleitos os problemas e soluções a serem pesquisados; c) o objeto de investigação é a situação social e seus problemaslevantados; d) o objetivo da pesquisa é resolver ou pelo menos esclarecer os problemas observados; e) acompanhamento das decisões e ações por todos os atores envolvidos; e) aumentar o nível de conhecimento dos pesquisadores e de consciência das pessoas envolvidas. (THIOLLENT, 2007: 18-19)

    Trata-se de uma pesquisa com fins de esclarecer os objetivos, as implicações da ação e condições relevantes para o êxito da ação; há compromisso com a inter-compreensão dos atores envolvidos que estão presentes na situação estudada.
    A pesquisa-ação é uma pesquisa aberta para tentar clarear uma determinada situação complexa e encaminhar possíveis ações de forma democrática, soluções especialmente para momentos de instabilidade ou crise.
    Pode ser uma técnica utilizada na escola porque possui caráter participativo por possibilitar a interação entre pesquisadores e comunidade. Nela existe ação planejada sobre os problemas da comunidade escolar detectados na fase investigativa. É importante ressaltar seu caráter emancipatório não sendo posta a serviço de interesses particulares.
    Cria-se um espaço de diagnóstico, investigação sem preconceitos, discursão, amadurecimento coletivo de possíveis soluções.
    Thiollent (2007:10-11) afirma que:

    pesquisa-ação vai além daparticipação, englobando uma ação planejada de caráter social, educacional e técnico nem sempre encontrada na pesquisa participante.

    Toda pesquisa-ação tem cunho participativo. Um dos principais objetivos da pesquisa-ação consiste em dar aos envolvidos na pesquisa meios de resolução dos problemas reais de forma transformadora (alternativa a método convencional que em boa parte das vezes nada contribui para isso), obedecendo a prioridades escolhidas a partir do diagnóstico concreto da situação onde todos tenham voz e vez.

    REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
    THIOLLENT, Michael. Metodologia da pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

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  3. Texto - II

    A PESQUISA-AÇÃO NA ANÁLISE DO TRABALHO DOCENTE

    Ao ler o texto II ele nos faz uma reflexão sobre a pesquisa-ação como instrumento indispensável de análise do trabalho docente. Além disso, aborda aspectos norteadores de metodologia, avaliando suas implicações em relação ao trabalho em que está sendo desenvolvido.
    Partindo da especificidade do projeto, que tem como finalidade refletir sobre questões que contribuam com a formação profissional e a construção real do aprendizado sendo uma fonte norteadora e enriquecedora para o trabalho pedagógico.
    Além do mais a pesquisa-ação facilita a análise da estrutura da escola, colocando em debate os problemas trazidos pelos (as) professores (as), principalmente, quanto ao instrumento “Caracterização do diagnóstico das escolas” onde são caminhos essenciais para o inicio do trabalho docente, podemos diagnosticar e buscar meios pra com os trabalhos e assim trabalhar as dificuldades encontradas em sala de aula. Diante do exposto, como conclusões, ainda que parciais, anuncia alguns princípios que permitem ressignificar a pesquisa-ação como estratégia de formação e de aprendizagem profissional capaz de tornar o trabalho do professor mais crítico e coerente, nos incentiva a desenvolver estudo e a nos propor a continuá-lo é a possibilidade que nos dá para pensar bem e melhora a formação da consciência e aí inclui a consciência metodológica do professor frente aos desafios profissionais.
    Portanto essa reflexão contribuir, para ajuizar, melhor, a prática, tornando o educador mais crítico e coerente em suas escolhas e tomadas de decisão. A pesquisa-ação propicia um processo de reflexão-ação-reflexão que auxilia os educadores a ter clareza sobre sua prática em sala de aula, promovendo mudanças atitudinais necessárias para assegurar uma boa formação dos estudantes. Dessa forma irá contribuir, gerar mudanças na cultura escolar, criando comunidades de investigação que contribuirá para práticas participativas, críticas e democráticas, fazendo surgir uma re-significação do conceito de docente, de estudante, de aula e de aprendizado englobando uma ação planejada de caráter social, educacional e técnico.

    Aurilene Maciel

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  4. Após a leitura do texto sobre a pesquisa-ação pude perceber que pesquisa-ação é a análise do trabalho docente.A pesquisa-ação estabelece condições para favorecer a participação e o compromisso dos docentes,apresentando alguns eixos temáticos orientadores do processo de entendimento deste caminho metodológicos.
    O texto busca destacar aspectos norteadores deste estudo e anunciar alguns princípios para compreender a pesquisa-ação não só como método de investigação,mas como estratégia de conhecimento teórico-prático e aproxima dois contextos formativos, reduzem um pouco as diferenças,permitindo fazer uma real leitura do contexto da formação e da profissionalização docente.A pesquisa-ação possibilita a prática e a troca de experiência entre professor e aluno,exigindo de todos uma postura de investigadores contribuindo para a compreensão do problema.
    Diante do exposto, precisamos pensar no caminho metodológico que assumimos,observando a nossa realidade concreta, de forma processual e em espiral.


    leitura

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  5. Pesquisa-ação é uma forma de investigação baseada em uma auto-reflexão coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social de maneira a melhorar a racionalidade e a justiça de suas próprias práticas sociais e educacionais, como também o seu entendimento dessas práticas e de situações onde essas práticas acontecem. A abordagem é de uma pesquisa-ação apenas quando ela é colaborativa, reflexiva sobre instrumento indispensável de análise do trabalho docente. Além disso, aborda aspectos norteadores de metodologia, avaliando suas implicações em relação ao trabalho em que está sendo desenvolvido.
    Hoje, a pesquisa-ação beneficia seus participantes por meio de processos de autoconhecimento e quando enfoca a educação, informa e ajuda nas transformações. Segundo Elliott (1997, p.15), a pesquisa-ação permite superar as lacunas existentes entre a pesquisa educativa e a prática docente, ou seja, entre a teoria e a prática, e os resultados ampliam as capacidades de compreensão dos professores e suas práticas, por isso favorecem amplamente as mudanças. A pesquisa-açao coloca o professor e sua pratica docente em um processo auto-avaliativo, como centro da pesquisa em um processo que se modifica continuamente. Acho que se for enumerar as vertentes dariam para colocar assim:
    *DIAGNOSTICAR UM PROBLEMA;
    *FORMULAR UMA ESTRATEGIA DE AÇÃO;
    *DESENVOLVER SUA ESTRATEGIA E AVALIAR SUA EFICIENCIA;
    *COMPREENDER A NOVA SITUAÇÃO;

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  6. RELATÓRIO REFLEXIVO

    A PESQUISA-AÇÃO NA ANÁLISE DO TRABALHO DOCENTE

    O texto de Abdalla ressalta a pesquisa-ação como instrumento de análise do trabalho docente. A pesquisa-ação é um instrumento metodológico que permite uma investigação diagnóstica do contexto sócio-cultural do estudante.
    A autora ainda valida que essa técnica diferenciada possibilita uma quebra de paradigmas e ressignifica o conceito de ensino-aprendizado tornando os alunos mais críticos.

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  7. O trabalho docente é um conceito que perpassa por constantes elaborações e é essencial que esteja situado num determinado contexto histórico e possuir diversidades de características peculiares onde a pesquisa- ação beneficia seus participantes por meio do processo de autoconhecimento e quando enfoca educação, informa e ajuda nessas contantes transformações.
    A pesquisa-ação procura unir a pesquisa e a ação na prática, ou seja, busca desenvolver o conhecimento e a compreensão como parte da prática. É uma maneira de intervir na prática de modo inovador no decorrer da própria pesquisa contribuindo de forma ampla na área do ensino, trazendo respostas as necessidades de implementação da teoria educacional na prática da sala de aula.
    Antigamente a teoria e a prática não eram percebidas como partes integrantes da vida profissional do professor, ela veio para contribuir nas soluções dos problemas, principalmente na sala de aula, envolvendo os na pequisa- ação.
    A pesquisa-ação é um atrativo pelo fato de poder levar a um resultado específico mediato no contexto de ensino aprendizagem; é um instrumento que estimula o desenvolvimento profissional de dentro para fora, pois surge a partir de interesses e preocupações de pessoas envolvidas, aperfeiçoando assim o seu próprio desenvolvimento ressignificando a escola como campo das práticas sociais educativas, e observando a necessidade de desenvolver atividades investigativas pertinentes a prática educativa para dar melhor sentido a ação docente.
    Partindo desse pressuposto, pude compreender a pesquisa-ação como uma estratégia de formação e de aprendizagem da profissão, orientada para refletirmos de que é possível e necessário a transformação da prática docente tornando a, de forma mais crítica e coerente, podendo estimular uma troca de experiências entre professor e aluno com postura de pesquisadores levando os, a conhecer o desconhecido de forma mais gratificante.

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  8. A pesquisa-ação na análise do trabalho docente.

    O texto faz uma reflexão sobre a pesquisa-ação como instrumento de análise do trabalho docente.Essa nova maneira de conceber a formação docente se baseia na ideia de que o professor deve desenvolver a capacidade de refletir sobre a sua própria prática, de modo a tornar explícitos os seus saberes implícitos,provenientes de sua experiência. A pesquisa-ação apresenta um grande potencial para estimular reflexões eficazes, ou seja, sistemáticas e capazes de de estruturar os saberes que dela resultam.
    Pesquisa-ação é uma forma de investigação baseada em uma autorreflexão coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social de maneira a melhorar a racionalidade e a justiça de suas próprias práticas sociais e educacionais, como também o seu entendimento dessas práticas e de situações onde essas práticas acontecem. “A abordagem é de uma pesquisa-ação apenas quando ela é colaborativa...” (KEMMIS e MC TAGGART,1988, apud Elia e Sampaio, 2001, p.248).Portanto,a pesquisa é um procedimento formal, com métodos de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui como caminho para conhecer a realidade a ou descobrir verdades parciais.

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  9. A PESQUISA-AÇÃO NA ANÁLISE DO TRABALHO DOCENTE

    Com base no texto II a autora Maria de Fátima Barbosa Abdalla, nos traz uma reflexão sobre a pesquisa-ação como instrumento indispensável de análise do trabalho do educador. Além disso, aponta aspectos norteadores de metodologia, avaliando suas implicações em relação aos conteúdos em que está sendo trabalhado.
    Esse trabalho tem como finalidade refletir sobre questões que contribuam com a formação profissional e a construção real do aprendizado sendo uma fonte norteadora e enriquecedora para o trabalho didático.
    Os trabalhos por meio pesquisa-ação facilita a análise da estrutura da escola, levando em debate os problemas trazidos pelos professores, principalmente, quanto ao instrumento “Caracterização do diagnóstico das escolas” onde são caminhos essenciais para o inicio do trabalho docente, podemos diagnosticar e buscar meios pra com os trabalhos e assim trabalhar as dificuldades encontradas em cada aluno. Diante do exposto, como conclusões, ainda que parciais, anuncia alguns princípios que permitem ressignificar a pesquisa-ação como estratégia de formação e de aprendizagem profissional capaz de tornar o trabalho do professor mais rico e coerente, nos incentiva a desenvolver estudo e a nos propor a continuá-lo é a possibilidade que nos dá para pensar bem e melhora a formação da consciência e aí inclui a consciência metodológica do professor frente aos desafios profissionais e dificuldades encontradas.
    Diante desta reflexão contribuir, para ajuizar, melhor, a prática, tornando o educador mais crítico e coerente em suas escolhas e tomadas de decisão no momento da elaboração de suas atividades. A pesquisa-ação propicia um processo de reflexão-ação-reflexão que auxilia os educadores a ter clareza sobre sua prática em sala de aula, promovendo mudanças atitudinais necessárias para assegurar uma boa formação dos estudantes. Dessa forma irá contribuir, gerar mudanças na cultura escolar, criando comunidades de investigação que contribuirá para práticas participativas, críticas e democráticas.

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  10. TEXTO – II

    Baseado no texto percebi que ele nos faz uma reflexão sobre os trabalhos por meio de pesquisa-ação como uma ferramenta de análise do trabalho docente e também como uma fonte riquíssima de aprendizado . Além de abordar vários aspectos norteadores da metodologia de pesquisa-ação, avaliando suas implicações em relação ao trabalho docente.
    Diante do exposto, percebi que é preciso pensar bem o caminho metodológico para desenvolvermos um trabalho de qualidade. Pois estamos vivendo em um processo continuo em que devemos ser apenas o mediador dos alunos para que no futuro sejam uns bons leitores e também pesquisadores e argumentadores.
    Portanto o professor frente aos desafios profissionais deve levar a sério esta reflexão para contribuir a prática tornando o educador mais crítico e coerente com suas escolhas e tomadas de decisões, enquanto profissional da educação.

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  11. A PESQUISA-AÇÃO NA ANÁLISE DO TRABALHO DOCENTE

    Conforme o estudo do texto II é importante destacar que a Pesquisa- Ação significa planejar, observar, agir e refletir de maneira mais consciente, mais sistemática e mais rigorosa em relação ao que fazemos em nossa pratica diária. Segundo Thiollent a pesquisa-ação pressupõe uma concepção de ação, que requer no mínimo, definição de vários elementos: um agente, um objeto sobre o qual se aplica a ação, um evento ou ato, um objetivo, um ou vários meios um campo ou domino delimitado.
    Como o próprio nome diz pesquisa-ação visa produzir mudança (ação) e compreensão (pesquisa). Os seus principais objetivos são: melhorar a prática dos participantes; assegurara organização democrática da ação; propiciar compromisso com uma mudança.
    Bourdieu relata que o trabalho docente exige questionamento e busca de soluções criativas para os problemas levantados. A pesquisa como prática social que busca produzir informação, apresenta algumas características próprias, ela acontece em tempo e espaço, tem uma dimensão histórica, relaciona-se com outras práticas sociais, não é neutra pois sempre é influenciada pelo pressuposto teórico-metodológico também pela pesquisa que se torna um profissional reflexivo, mas é preciso deixar bem claro as diferenças das denominação entre professor pesquisador e professor reflexivo.
    .
    , Portanto o texto estudado aborda que educar pela pesquisa torna se mais coerente, pois esse recurso auxilia o aluno a reconstruir o conhecimento disponível apropriado se de vários conhecimentos que envolve sua ação investigadora.

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  12. A PESQUISA-AÇÃO NA ANÁLISE DO TRABALHO DOCENTE

    Segundo a autora Maria de Fátima Barbosa Abdalla, nos apresenta os trabalhos por meio de pesquisa-ação como uma ferramenta de grande importância para o trabalho do educador. Além disso, aponta aspectos uma metodologia baseada em projetos didáticos onde exige uma busca de conhecimento e pesquisa. Como finalidade de refletir sobre questões que contribuam com trabalho docente, podemos diagnosticar e buscar meios pra com os trabalhos e assim trabalhar as dificuldades encontradas em cada aluno.
    Baseado nesta reflexão contribui, para melhorar, a prática, tornando o educador mais crítico e coerente em suas escolhas no momento de elaboração de suas atividades. A pesquisa-ação propicia um processo de reflexão-ação-reflexão que auxilia os educadores a ter clareza sobre sua prática em sala de aula, promovendo mudanças pedagógicas necessárias para assegurar uma boa formação dos estudantes. Podendo formar assim e contribuir, gerar mudanças na cultura escolar, criando comunidades de investigação que contribuirá para práticas participativas dos estudantes críticas e democráticas.


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  13. A pesquisa-açao é um tipo de pesquisa interpretativa que abarca um processo metodológico.
    Com a resolução de um problema coletivo no qual os pesquisadores e os participantes ,representativos da situação ou do problema ,estão envolvidos de forma cooperativo e participativo.
    Como ferramenta metodológica capaz de aliar teoria e prática por meio de uma ação que visa a transformação de uma determinada realidade permitindo associar ao processo de aprendizagem ,pelo envolvimento criativo.
    É através da pesquisa-açao que o docente tem condições de refletir criticamente sobre suas ações.
    Essa pesquisa deve funcionar como uma metodologia estrutura de uma pesquisa pedagógica que tem como objetivo estimar a expressão individual na tomada de decisões.
    Segundo os professores STEPHEN KEMMIS e MERVIYN WILKINSON da Austrália, Na educação a pesquisa-açao participativa pode ser utilizada como meio de desenvolvimento profissional,pesquisa na ação como estratégia de aprendizagem profissional.

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  14. A PESQUISA-AÇÃO NA ANÁLISE DO TRABALHO DOCENTE

    Baseado no texto II sobre pesquisa-ação pode dizer que nos dia de hoje temos que buscar metodologia diferenciada para trabalhar em sala de aula. Pois temos que refletir sobre a construção da realidade em que vivenciamos levar os alunos a ser um pesquisador constante e essa pratica deve partir do professor. Levantando algumas situações problemas trazidos para ser trabalhado em sala de aula quanto fora.Pois aparte da necessidade surgida e que vai abrindo os horizontes para um trabalho de pesquisa e de qualidade.
    A pesquisa-ação propicia um processo de reflexivo auxiliando os educadores a ter clareza sobre sua prática em sala de aula, promovendo mudanças pedagógica necessárias para assegurar uma boa preparação dos estudantes para a vida. Podendo assim contribuir e gerar mudanças, criando alunos capazes de investigar e que contribuirá para práticas participativas, críticas e democráticas.

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  15. TEXTO-II

    A PESQUISA-AÇÃO NA ANÁLISE DO TRABALHO DOCENTE

    O texto nos traz uma reflexão sobre a pesquisa-ação e alternativa
    possível para analisar o trabalho docente. O principal objetivo é por em foco alguns aspectos específicos na pesquisa para buscar uma coerência entre a opção proclamada e a pratica em que realizamos.É importante salientar que a investigação parte do pressuposto de que exite um processo de aquisição de conhecimento pratico diferenciado de acordo com os contextos formativos.

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  16. RELATÓRIO

    Na visão de ABDALLA, a pesquisa-ação vem como uma proposta diferenciada para a análise do trabalho docente e para a sua melhoria. Ela é uma metodologia aplicável porque parte do diagnóstico e propicia um conhecimento empírico, além do científico.
    Vale ressaltar que a Educação atual quer produzir educandos que sejam cidadãos críticos e autônomos, e para isso o que melhor que transformá-los em notáveis pesquisadores?

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  17. A PESQUISA-AÇÃO NA ANÁLISE DO TRABALHO DOCENTE

    A questão da coerência entre a opção proclamada e a prática é uma das exigências que educadores críticos se fazem a si mesmos. É que sabem muito bem que não é o discurso o que ajuíza a prática, mas a prática que ajuíza o discurso (FREIRE 1997, p.25.

    O objetivo principal é pôr em foco alguns aspectos específicos da pesquisa-ação, para buscar mais coerência entre a opção proclamada e a prática que realizamos.
    E importante salientar que a investigação parte do pressuposto de que existe um processo de aquisição de conhecimento prático diferenciado de acordo com os contextos formativos: da universidade a escola.
    A pesquisa-ação uni a pesquisa e a ação na prática, buscando desenvolver o conhecimento e a compreensão. É uma intervenção de modo inovador no decorrer da própria pesquisa que contribui de forma ampla na área do ensino, trazendo respostas as necessidades que enfrentamos na sala de aula. Pode-se compreender a pesquisa-ação como uma estratégia de formação e de aprendizagem da profissão, que nos leva a refletirmos, que é possível a transformação da prática docente tornando a, de forma mais crítica e coerente, podendo estimular uma troca de experiências entre professor e aluno.

    Katherinne Maciel Caminhas Figueredo

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  18. TEXTO 02
    A Pesquisa cão na Análise do trabalho docente.
    Com base na leitura do texto percebe-se que análise, fundamental no trabalho docente, principalmente nas series iniciais, na qual buscamos novas metodologias para enriquecer o nosso trabalho docente.
    Segundo os autores a pesquisa-ação na analise dos trabalhos docentes e n aprendizagem da profissão professor. Surgem também, como estratégias de conhecimento teórico-prático capaz de ampliar o nível de conscientização: a capacidade incessante que temos de captar a realidade e expressá-la em proposições teóricas, transformando o desconhecimento em conhecimento.

    Deuserina Barreira Machado

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  19. Pesquisa-ação na análise do trabalho docente.
    O texto busca mostrar a coerência entre opção programada e a prática desejada.
    quando refletimos sobre nossa ação pedagógica, nos perguntamos se o que estamos realizando para o aluno realmente constrói seu conhecimento. É preciso que busquemos desenvolver práticas que envolvam pesquisa-ação, isso no cotidiano do aluno.
    Porém, para realizarmos uma pesquisa-ação é necessário que tenhamos uma formação específica. Esse texto trás a experiência da formação de professoras para trabalhar a pesquisa-ção na perspectiva da mudança das nossas práticas pedagógicas. Antes de tudo é preciso ter conhecimento sobre o que é pesquisa-ação no cotidiano escolar, como se realiza, quais os princípios básicos e norteadores da mesma.
    A prática educativa baseada na pesquisa-ação nos permite mudar a escola, todo o contexto em que ela está inserida.
    é com a pesquisa-ação na prática educativa que vamos saber se ela é viável ou não para determinada escola ou grupo de professores.

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