Depois de vocês responderam o questionário proposto dia 03 de junho onde vocês determinaram as situações-problemas (Quem quiser conferir clique em cima da palavra destacada) a Coordenação teve que dar início ao planejamento das intervenções.
PROJETO DE
ESTUDO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Identificação
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Nome da Escola: Escola Municipal Ana Ribeiro de
Sousa
Nome das Coordenadoras: Aurilene Maciel Ribeiro
Milhomen
Lídia Danielle de
A. A. Predebon
Nome do Diretor Escolar: Valdivino Barreira de
Oliveira
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Introdução
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No mês de Abril deste ano, o CEFAPRO/São Felix-MT,
como uma unidade dinâmica cuja finalidade é o desenvolvimento de estudos
formativos, pesquisas, projetos de intervenção pedagógica, projetos
socioeducativos ou culturais de caráter educativo a serem previstos na
Política de Formação e Desenvolvimento Profissional dos profissionais de
Educação Básica do Estado Mato Grosso e contemplados no PPP da escola,
apresentou uma nova proposta de formação continuada.
O Projeto Sala do Educador foi substituído pelo NDPE
(Núcleo de Desenvolvimento Profissional na Escola), a partir da data da
publicação da PORTARIA Nº 161/2016/GS/SEDUC/MT, com o intuito de desenvolver
com mais qualidade a formação contínua e o desenvolvimento profissional dos
profissionais de Educação. Percebendo a importância dessa formação continuada
a Secretaria Municipal de Educação aderiu à idéia para ser desenvolvida na
rede municipal de ensino.
É relevante salientar que os estudos, as pesquisas e
os projetos de intervenção pedagógica que serão desenvolvidos nesta
instituição escolar terão foco na análise de necessidades dos discentes, para
superar as dificuldades diagnosticadas ou potencializar a aprendizagem do
estudante, possibilitando também a aprendizagem profissional do educador.
A Escola Municipal
Ana Ribeiro de Sousa está situada na rua Açaí nº 292, na cidade de Serra Nova
Dourada - MT. Ela atende aproximadamente 350 estudantes nas modalidades de
Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais e finais.
Os alunos são de
famílias de classe baixa e média, com uma parte dos pais
analfabetos e semianalfabetos e a maioria com uma renda salarial entre 01
(um) e 02 (dois) salários mínimos. Muitos são assistidos pelo Programa Bolsa
Família. A maioria dos alunos são da zona rural sendo mais matriculados no
turno vespertino. Cerca de 80% (oitenta por cento) dos alunos que moram na
cidade possuem casa própria e 20% (vinte por cento) em casa de aluguel, tendo
em média 05 (cinco) habitantes em cada casa.
No início do ano
letivo foi realizado um diagnóstico com os estudantes onde a classe docente
constatou a necessidade de desenvolver um projeto de intervenção pedagógica
que aprofundem a leitura e contextualização dos educandos, porque eles
apresentam dificuldades de leitura, reflexão, interpretação, raciocínio
lógico e de contextualizar os textos com o seu cotidiano.
Com a observação
dos educadores percebeu-se a necessidade também de desenvolver ações voltadas
para diminuir a indisciplina dos educandos através de estratégias diferenciadas e inovadoras possibilitando maior motivação dos mesmos.
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Justificativa
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As ações que serão desenvolvidas pela nossa escola
foram balizadas nas concepções de CORTESÃO (1990) e VEIGA (2006) que
ressaltam que os princípios da intervenção e da investigação possibilitam a
prática da inovação, por possibilitar a identificação das necessidades de
aprendizagens que requerem intervenção. Por isso é imprescindível que o
projeto possua caráter coletivo e integrador, atendendo as necessidades de
aprendizagem dos estudantes e docentes.
Nos estudos coletivos, além de estudarmos a temática
sobre projeto de intervenção, refletiremos também sobre a pesquisa-ação e a
avaliação educacional.
Na visão de ABDALLA
(2006), a intervenção pedagógica precisa ser subsidiada por uma pesquisa
bibliográfica desenvolvida sob a forma de pesquisa- ação, visando à contínua
formação e emancipação dos discentes permitindo que pesquisa e ação caminhem
juntas para transformar a prática.
Vale ressaltar que
a pesquisa ação possibilita que o pesquisador intervenha dentro de uma
problemática social, analisando-a e anunciando seu objetivo de forma a
mobilizar os participantes, construindo novos saberes. É através desse
procedimento que o docente tem condições de refletir criticamente sobre suas
ações (ABDALLA, 2006).
Outra abordagem
estudada será a Avaliação. Será discutida a importância das avaliações
externas e como elas podem auxiliar a entender as necessidades de nossos
educandos.
Será estudado o
texto de HOFFMAN (2011) onde se afirma que o docente pode utilizar vários
instrumentos avaliativos e que deve perceber que a avaliar é para promover e
não punir, pois ela é formativa.
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Objetivo Geral
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O Projeto de
Estudos e Intervenção Pedagógica tem por objetivo utilizar os resultados das
avaliações externas e internas como indicadores das necessidades de
aprendizagens e assim, identificar os problemas a serem resolvidos para
melhoria das práticas profissionais e da proficiência dos educandos.
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