terça-feira, 18 de outubro de 2016

Ação 2 - Estrutura do PEIP (Coordenação)

Queridos docentes

Depois de vocês responderam o questionário proposto dia 03 de junho onde vocês determinaram as situações-problemas (Quem quiser conferir clique em cima da palavra destacada) a Coordenação teve que dar início ao planejamento das intervenções.



PROJETO DE ESTUDO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA





Identificação

Nome da Escola: Escola Municipal Ana Ribeiro de Sousa
Nome das Coordenadoras: Aurilene Maciel Ribeiro Milhomen
Lídia Danielle de A. A. Predebon
Nome do Diretor Escolar: Valdivino Barreira de Oliveira














































Introdução

No mês de Abril deste ano, o CEFAPRO/São Felix-MT, como uma unidade dinâmica cuja finalidade é o desenvolvimento de estudos formativos, pesquisas, projetos de intervenção pedagógica, projetos socioeducativos ou culturais de caráter educativo a serem previstos na Política de Formação e Desenvolvimento Profissional dos profissionais de Educação Básica do Estado Mato Grosso e contemplados no PPP da escola, apresentou uma nova proposta de formação continuada.
O Projeto Sala do Educador foi substituído pelo NDPE (Núcleo de Desenvolvimento Profissional na Escola), a partir da data da publicação da PORTARIA Nº 161/2016/GS/SEDUC/MT, com o intuito de desenvolver com mais qualidade a formação contínua e o desenvolvimento profissional dos profissionais de Educação. Percebendo a importância dessa formação continuada a Secretaria Municipal de Educação aderiu à idéia para ser desenvolvida na rede municipal de ensino.
É relevante salientar que os estudos, as pesquisas e os projetos de intervenção pedagógica que serão desenvolvidos nesta instituição escolar terão foco na análise de necessidades dos discentes, para superar as dificuldades diagnosticadas ou potencializar a aprendizagem do estudante, possibilitando também a aprendizagem profissional do educador.
A Escola Municipal Ana Ribeiro de Sousa está situada na rua Açaí nº 292, na cidade de Serra Nova Dourada - MT. Ela atende aproximadamente 350 estudantes nas modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais e finais.
Os alunos são de famílias de classe baixa e média, com uma parte dos pais analfabetos e semianalfabetos e a maioria com uma renda salarial entre 01 (um) e 02 (dois) salários mínimos. Muitos são assistidos pelo Programa Bolsa Família. A maioria dos alunos são da zona rural sendo mais matriculados no turno vespertino. Cerca de 80% (oitenta por cento) dos alunos que moram na cidade possuem casa própria e 20% (vinte por cento) em casa de aluguel, tendo em média 05 (cinco) habitantes em cada casa.
No início do ano letivo foi realizado um diagnóstico com os estudantes onde a classe docente constatou a necessidade de desenvolver um projeto de intervenção pedagógica que aprofundem a leitura e contextualização dos educandos, porque eles apresentam dificuldades de leitura, reflexão, interpretação, raciocínio lógico e de contextualizar os textos com o seu cotidiano.
Com a observação dos educadores percebeu-se a necessidade também de desenvolver ações voltadas para diminuir a indisciplina dos educandos  através de estratégias diferenciadas e inovadoras possibilitando maior motivação dos mesmos.























Justificativa










As ações que serão desenvolvidas pela nossa escola foram balizadas nas concepções de CORTESÃO (1990) e VEIGA (2006) que ressaltam que os princípios da intervenção e da investigação possibilitam a prática da inovação, por possibilitar a identificação das necessidades de aprendizagens que requerem intervenção. Por isso é imprescindível que o projeto possua caráter coletivo e integrador, atendendo as necessidades de aprendizagem dos estudantes e docentes.
Nos estudos coletivos, além de estudarmos a temática sobre projeto de intervenção, refletiremos também sobre a pesquisa-ação e a avaliação educacional.
Na visão de ABDALLA (2006), a intervenção pedagógica precisa ser subsidiada por uma pesquisa bibliográfica desenvolvida sob a forma de pesquisa- ação, visando à contínua formação e emancipação dos discentes permitindo que pesquisa e ação caminhem juntas para transformar a prática.
Vale ressaltar que a pesquisa ação possibilita que o pesquisador intervenha dentro de uma problemática social, analisando-a e anunciando seu objetivo de forma a mobilizar os participantes, construindo novos saberes. É através desse procedimento que o docente tem condições de refletir criticamente sobre suas ações (ABDALLA, 2006).
Outra abordagem estudada será a Avaliação. Será discutida a importância das avaliações externas e como elas podem auxiliar a entender as necessidades de nossos educandos.
Será estudado o texto de HOFFMAN (2011) onde se afirma que o docente pode utilizar vários instrumentos avaliativos e que deve perceber que a avaliar é para promover e não punir, pois ela é formativa.







Objetivo Geral

O Projeto de Estudos e Intervenção Pedagógica tem por objetivo utilizar os resultados das avaliações externas e internas como indicadores das necessidades de aprendizagens e assim, identificar os problemas a serem resolvidos para melhoria das práticas profissionais e da proficiência dos educandos.



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Avaliações Externas