sexta-feira, 3 de junho de 2016

Determinação de situações-problemas

Boa tarde!

Após realizarmos os registros reflexivos e termos compreendido as temáticas de Projeto de Intervenção, Pesquisa-Ação e Avaliação, passaremos para a próxima etapa: planejamento da intervenção pedagógica.
Essa etapa, as atividades do docente é diferente da do coordenador.

Docentes:
É necessário que descrevam individualmente os problemas que precisam ser solucionados com os estudos e as intervenções pedagógicas.
Para que o PEIP alcance os objetivos é importante a exposição da análise das necessidades de aprendizagem a superar e das aprendizagens a serem potencializadas.
Pensando em suas turmas (docentes de Educação Infantil e do 1 ao 5) ou disciplina e série (docentes do 6 ao 9) respondam o seguinte questionário:


QUESTIONÁRIO

1. Qual é o maior problema que indica necessidade de superação da turma ou disciplina?

2. Existe algum aluno que necessita de intervenção complementar para superar as dificuldades de aprendizagens? Qual é a necessidade que precisa ser superada?

3. Existe algum aluno que necessita potencializar as aprendizagens que possuem? Qual a necessidade deste estudante a ser potencializada?


Coordenadoras: 
Com as descrições do questionário acima e com o resultado dos diagnósticos e avaliações internas e externas responder o quadro abaixo sobre PEIP da Escola Municipal Ana Ribeiro de Sousa. 


ESTRUTURA DO PROJETO DE ESTUDO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - PEIP



Identificação 

Nome da Escola:
Nome do Coordenador Pedagógico:
Nome do Diretor Escolar

  
Introdução

Fazer apresentação do estudo e o desenvolvimento de ações de intervenção para atender às necessidades de aprendizagens dos professores e dos estudantes. De forma geral, descrever qual a sua composição, destacando o que o seu enfoque será.

  
Justificativa

Justificar a relevância do PEIP para a formação e o desenvolvimento profissional com vistas à melhoria da aprendizagem dos estudantes e professores.

  
Objetivo 
Geral
Descrever de uma forma genérica o que se pretende com o PEIP
  


19 comentários:

  1. Respostas:
    1. Acredito que a indisciplina é a situação-problema que eu tenho mais dificuldade em lidar com os alunos.

    2. Não.

    3. Como os alunos, muitas vezes (por causa da indisciplina) não conseguem se concentrar eles não conseguem responder as atividades.
    Os nossos alunos sabem ler e tem conhecimentos de cálculos matemáticos. A dificuldade deles é interpretar uma situação para obter uma resposta. Se eles tivessem mais concentração e seriedade os resultados das avaliações internas e externas seriam melhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta 01

      O maior problema, além da indisciplina apresentada por alguns alunos, analiso também a falta de motivação e/ou perspectiva em enxergar um futuro melhor através dos estudos, sendo assim o docente dentro do espaço educacional passa a ser um mero mediador das reproduções das atividades proposta, já que não há interesse pelos discentes na busca pelo conhecimento.

      Excluir
    2. Como medio aula na Educação Infantil a maior necessidade que percebo é a pouca presença da família no acompanhamento escolar das crianças.

      Excluir
  2. resposta 02
    Sabemos que mediante as dificuldades apresentadas pelos discentes na leitura e escrita detectada pelo diagnóstico, iremos nos deparar com outro problema; como iremos fazer essa intervenção, quem irá fazer essa intervenção, em que momento isso irá acontecer, mediante a esses questionamentos teremos que começar a encontrar essas respostas.

    ResponderExcluir
  3. resposta 03
    sabemos que da mesma forma que tem discentes com dificuldades precisando superá-las do mesmo modo existem alunos com necessidade de potencializar seu aprendizado, da mesma forma volto as fazer as seguintes perguntas: quem irá fazer, como iremos fazer, em que momento isso irá acontecer, com relação a necessidade de potencializar a aprendizagem, só depender do que ele pensa pro futuro dele, de nada adianta potencializar ou tentar potencializar um discente se não for de encontro com a vontade dele?!

    ResponderExcluir
  4. QUESTIONÁRIO

    1.Qual é o maior problema que indica necessidade de superação da turma ou disciplina?

    R: A indisciplina e a falta de interesse dos alunos é uma das situações – problema mais enfrentado em sala de aula, dificultando o desenvolvimento do próprio aluno e dos demais que compõem a turma.

    2.Existe algum aluno que necessita de intervenção complementar para superar as dificuldades de aprendizagens? Qual é a necessidade que precisa ser superada?

    R: Sim. Leitura, escrita e cálculos.

    3.Existe algum aluno que necessita potencializar as aprendizagens que possuem? Qual a necessidade deste estudante a ser potencializada?

    R: Sim. Creio que todos os conhecimentos que o aluno tem consigo deve ser sempre potencializado, pois a aprendizagem é contínua e devemos aproveitar cada momento para o fazer.

    Katherinne Maciel Caminhas Figueiredo

    ResponderExcluir
  5. QUESTIONÁRIO

    1.Qual é o maior problema que indica necessidade de superação da turma ou disciplina?

    R: A indisciplina de alguns discentes que atrapalha o desenvolvimento da aula.

    2.Existe algum aluno que necessita de intervenção complementar para superar as dificuldades de aprendizagens? Qual é a necessidade que precisa ser superada?

    R: Sim. Eu possuo uma discente portadora de necessidade especial e dois com déficit em leitura, interpretação e cálculo.

    3.Existe algum aluno que necessita potencializar as aprendizagens que possuem? Qual a necessidade deste estudante a ser potencializada?

    R: Sim. Os estudantes estão sempre aprendendo e eu acredito que eles devem ter algum incentivo.

    ResponderExcluir
  6. Analisando o perfil dos educandos e selecionando as possíveis problemáticas, cheguei a conclusão que as crianças trazem consigo uma bagagem maravilhosa de conhecimentos que devem ser exploradas pelo professor estimulando-os a desenvolver as habilidades necessárias. Tenho usado essa bagagem para o fazer e vejo que é necessário intervir porque isso é o canal para potencializar a aprendizagem, mas não tenho uma problemática. Creio que a necessidade de parceria entre pais e escola seja suficiente para superar alguns problemas que surgirem, porem buscando um elo com algumas famílias pude observar que, a ajuda necessária seria para reestruturação das mesmas. Isso é lamentável, mas é a realidade de muitos...

    ResponderExcluir
  7. Respostas;
    1.Acredito que as causas das dificuldades de aprendizagens está no comportamento do aluno ,conhecimentos matemáticos prévios e ausência da família na educação escolar.

    2.Sim. Leitura ,cálculos.

    3.Um bom professor é. capaz de fazer qualquer aluno aprender e ainda e capaz de potencializar seus estudantes ..
    O professor é o principal responsável pelo sucesso da aprendizagem e sua atuação em sala é determinante para o desempenho dos alunos .O aluno tem que saber que se interessa por ele e que deseja ajuda- ló ,envolvendo o aluno na tarefa de superação das suas dificuldades.

    ResponderExcluir
  8. RESPOSTAS

    De acordo ao nível da minha turma não encontro problemas que indicam necessidades de superação.
    Existem alunos que precisam da família para que haja uma interação entre família e escola.
    Pois alguns alunos não tem limites, isso prejudica um pouco a aprendizagem dos mesmo

    ResponderExcluir
  9. atividade -V

    QUESTIONÁRIO

    1. Qual é o maior problema que indica necessidade de superação da turma ou disciplina?

    R. Venho observando que minha turma não toda mais existe alguns alunos necessitam de superação e venho buscando método diferenciado para sanar essas dificuldades e quanto a disciplina não esta sendo fácil, pois vejo que muitas vezes atrapalha o desenvolvimento daqueles que tem mais dificuldades.

    2. Existe algum aluno que necessita de intervenção complementar para superar as dificuldades de aprendizagens? Qual é a necessidade que precisa ser superada?
    R. Sim, são atividades por meio de leitura, escrita e produção de textos e principalmente o acompanhamento da família que não esta havendo.

    3. Existe algum aluno que necessita potencializar as aprendizagens que possuem? Qual a necessidade deste estudante a ser potencializada?
    R. Não, Pois algum aluno não tem limites, isso termina interferido na aprendizagem dos mesmos.

    Rosimeire Campos

    ResponderExcluir

  10. QUESTIONÁRIO

    1. Qual é o maior problema que indica necessidade de superação da turma ou disciplina?

    R. Venho observando que minha turma não toda mais existe alguns alunos necessitam de superação e venho buscando método diferenciado para sanar essas dificuldades e quanto à disciplina percebo que a maior dificuldade é em leitura e escrita.

    2. Existe algum aluno que necessita de intervenção complementar para superar as dificuldades de aprendizagens? Qual é a necessidade que precisa ser superada?

    R. Sim, são atividades por meio de leitura, escrita e produção de textos e principalmente o acompanhamento da família que não esta havendo e também a indisciplina e a falta de interesse que muitas vezes termina atrapalhando.

    3. Existe algum aluno que necessita potencializar as aprendizagens que possuem? Qual a necessidade deste estudante a ser potencializada?

    R. Sim, Pois a maior dificuldade que encontra é com diferentes formas de aprendizagem de alguns alunos e também com a falta de limites, isso termina prejudicando e interferido na aprendizagem dos mesmos.

    ResponderExcluir



  11. Atividade -V
    Observando as turmas percebo a necessidade de superação em leitura e escrita, pois sinto que as maiores necessidades são nesses momentos.
    Existem alunos que precisam da família para que haja uma interação entre família e escola para haver um melhor desenvolvimento das turmas.


    ResponderExcluir
  12. De acordo ao nível da minha turma não encontro problemas que indicam necessidades de superação.
    Existem alunos que precisam da família para que haja uma interação entre família e escola.
    Pois alguns alunos não tem limites, isso prejudica um pouco a aprendizagem dos mesmos.

    ResponderExcluir
  13. RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO PROPOSTO

    É compreensível que haja em uma sala de aula alunos com dificuldade de leitura. Mas, a Coordenação Pedagógica já vem supervisionando um projeto que atenda essa necessidade. Acredito que temos que desenvolver um projeto que traga a família para a escola.

    ResponderExcluir
  14. 1. Qual é o maior problema que indica necessidade de superação da turma ou disciplina?

    2. Existe algum aluno que necessita de intervenção complementar para superar as dificuldades de aprendizagens? Qual é a necessidade que precisa ser superada?

    3. Existe algum aluno que necessita potencializar as aprendizagens que possuem? Qual a necessidade deste estudante a ser potencializada?

    “Analisando o perfil dos educando e selecionando as possíveis problemáticas, cheguei a conclusão que as crianças trazem consigo uma bagagem maravilhosa de conhecimentos que devem ser exploradas pelo professor estimulando-os a desenvolver as habilidades necessárias. Tenho usado essa bagagem para fazê-lo e vejo que é necessário intervir porque isso é o canal para potencializar a aprendizagem, mas não tenho uma problemática. Creio que a necessidade de parceria entre pais e escola seja suficiente para superar alguns problemas que surgirem, porem buscando um elo com algumas famílias pude observar que, a ajuda necessária seria para reestruturação das mesmas. Isso é lamentável, mas é a realidade de muitos..”.profª Merk Maciel.
    Sabemos todos diagnosticar sua presença, mas não sabemos direito sua extensão nem suas razões exatas. De qualquer modo, o indício mais evidente dessa "crise" é que boa parte da população de crianças que ingressam nas escolas não consegue concluir satisfatoriamente sua jornada escolar de NOVE anos obrigatórios; processo este que se convencionou nomear como "fracasso escolar", O educador deve procurar organizar o ensino a partir de desafios que solicitam a ação dos alunos e as trocas interindividuais com vista à reflexão, à discussão e à busca das soluções conjuntas. O professor favorece o desenvolvimento da iniciativa e da autonomia do educando na medida em que problematiza, orienta e questiona as situações problemas, estimulando-o para a participação do processo de decisão.

    ResponderExcluir
  15. QUESTIONÁRIO

    1.Qual é o maior problema que indica necessidade de superação da turma ou disciplina?

    R: Enquanto a turma o que mas tenho observado é a indisciplina por parte de alguns discentes,e a falta de compromisso dos mesmos.Enquanto a disciplina trabalhada em sala vejo, por parte dos mesmos um desinteresse pela mesma

    2.Existe algum aluno que necessita de intervenção complementar para superar as dificuldades de aprendizagens? Qual é a necessidade que precisa ser superada?

    R: Sim, a necessidade que precisa ser superada em sala é sem dúvida a leitura, a escrita e principalmente a falta de atenção dos mesmos.

    3.Existe algum aluno que necessita potencializar as aprendizagens que possuem? Qual a necessidade deste estudante a ser potencializada?

    R: Sim.o objetivo a ser alcançado depende muito de nos professores,enquanto incentivadores desses alunos mostrando que são capazes de conquistar grandes vitorias. Mas ao mesmo tempo tem que ter uma contra partida dos mesmos para que possamos juntos fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  16. QUESTIONÁRIO

    1. Qual é o maior problema que indica necessidade de superação da turma ou disciplina?
    R. Percebo que a maior dificuldade na turma é a falta de atenção e interesse por parte dos alunos.

    2. Existe algum aluno que necessita de intervenção complementar para superar as dificuldades de aprendizagens? Qual é a necessidade que precisa ser superada?
    R. Sim, principalmente a leitura e interpretação, porque o mesmo não consegue se quer resolver uma atividade proposta.

    3. Existe algum aluno que necessita potencializar as aprendizagens que possuem? Qual a necessidade deste estudante a ser potencializada?
    R:Sim, porém é necessário que nós professores consigamos incentivar esses alunos.

    ResponderExcluir

Avaliações Externas