Caros colegas...
Agora que já determinaram as situações-problemas que enfrentamos é hora de cada um elaborar e planejar suas ações de intervenção.
IDENTIFICAÇÃO
Docente:
Disciplina:
Turma:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Neste espaço o docente deve indicar os objetivos concretos a serem alcançados com as ações de intervenção pedagógica.
MÉTODOS E MATERIAIS
Este passo é no qual são descritos os métodos, as técnicas e recursos que serão utilizados na intervenção pedagógica para superação das necessidades e/ou potencialização dos estudantes.
Não sendo chata, peço que vocês respondem o mais rápido possível para que a Coordenação consiga realizar as atividades dela.
Ao estudar e analisar o PIP, sinto que o mesmo veio para nos fortalecer e até mesmo nos orientar enquanto profissional. Enquanto educadora pretendo que meus alunos possam saírem todos alfabetizados e que eles consigam superar alguma dificuldades em leitura e escrita,pois estou buscando métodos diferenciados mais ainda há resistências por parte de alguns alunos
ResponderExcluire principalmente a falta de acompanhamento da família na escola.
Rosimeire
Antes de apresentar minha proposta, é importante destacar que na atividade anterior eu respondi que as dificuldades que eu enfrento em relação aos meus alunos são a indisciplina, a dificuldade de leitura e o fato de trabalhar com uma aluna PNE sem o auxílio de uma professora de apoio.
ResponderExcluirTentando sancionar essas três dificuldades eu apresento a seguinte proposta:
PROPOSTA PARA PLANEJAMENTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
IDENTIFICAÇÃO
Docente: Nélia Vieira de Freitas Andrade
Disciplinas: Todas
Turma:5 Ano "A"
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Promover aulas mais dinâmicas;
*Estimular a criação de condições efetivas, no interior da escola, para o debate e promoção de espaços para a construção coletiva do saber;
*Usar as tecnologias da comunicação e informação na educação;
*Elaborar material pedagógico digital, utilizando computador, celular, tablet, etc..
MÉTODOS E MATERIAIS
A minha proposta é organizar as aulas para que três vezes na semana durante um período (antes ou depois do recreio) utilizar um recurso digital.
Para isso, precisarei de uma pessoa que me ajude no Laboratório de Informática.
PROPOSTA PARA PLANEJAMENTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
ResponderExcluirIDENTIFICAÇÃO
Docente: Thayz Marilha de Paula
Disciplinas: Português, Artes e Educação Física, Ensino Religioso
Turma:3 Ano "A"
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ao promover "O Dia da Família na Escola" estaremos possibilitando:
*estratégias para que haja maior presença da família na escola;
*a interação entre toda a comunidade escolar.
MÉTODOS E MATERIAIS
Para que ocorra o "Dia da Família na Escola" é necessário que eu estruture o planejamento das minhas aulas. Por exemplo, eu tenho 15 alunos, então eu preciso organizar 15 dias (que podem ser escalados em dois ou três por semana) para que um representante da família venha para a escola e prepare uma atividade para que apresente aos alunos: pode ser falar da profissão, pode ser o desenvolvimento de atividade artística ou uma atividade recreativa. O interessante dessa proposta é que o representante da família (pai, mãe, avô ou tio, etc.) planeje a atividade e estabeleça o horário, sendo a função do professor só supervisionar a atividade.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirGostaria de trabalhar coletivamente com você, pois considero o acompanhamento da família de sua importância na vida escolar do aluno.
ExcluirPROPOSTA PARA PLANEJAMENTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
ResponderExcluirIDENTIFICAÇÃO
Docente: Denis Luis Silva Martins
Disciplinas: Artes e Educação Física
Turmas:6 ao 9 Ano
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver uma atividade que desperte o interesse dos alunos;
-Propiciar a compreensão e articulação de novos referenciais pedagógicos;
- Ampliar a ideia de que escola é um local onde não apenas se ensina ler, calcular e escrever, mas que também é um ambiente cultural.
MÉTODOS E MATERIAIS
- Desenvolver atividades no horário do recreio onde os alunos mostrem suas capacidades extra-curriculares.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirGostaria de engajar um projeto junto contigo Denis, porque vejo que necessitamos de usar todos os momentos que os educandos estão no ambiente escolar. Acredito que um Recreio Dirigido poderia diminuir um pouco a Indisciplina.
ExcluirAINDA NÃO TIVE A OPORTUNIDADE DE TRABALHAR COM UMA TURMA ONDE SOU A DOCENTE, ESTOU ATUANDO COMO SUBSTITUTA, MAS ATRAVÉS DO CONTATO QUE TENHO COM OS ALUNOS E POSSÍVEL NOTAR QUE ALGUNS TEM PROBLEMA COMO: INDISCIPLINA, RELACIONAR COM OS COLEGAS E LEITURA, ACHO QUE ATRAVÉS DE AULAS QUE SEJA MAIS DINÂMICA E PROCURANDO INSERIR TAL ALUNO AO CONVIVE-O COM OS COLEGAS E POSSÍVEL RESOLVER O PROBLEMA. LEMBRANDO QUE A FAMÍLIA DEVE PARTICIPAR DO COTIDIANO ESCOLAR DO FILHO, OS PAIS PODEM E DEVEM AJUDAR SEU FILHO.
ResponderExcluirIdentificação
ResponderExcluirDocente:Naiara Gomes da Costa Sousa
Disciplinas: Português, Matemática
Turma:4° Ano "B"
Objetivos Específicos
-Adquirir competências na leitura e escrita ;
-Saber interpretar vários tipos de texto;
-Planejar atividades lúdicas voltadas para o domínio do sistema alfabético, leitura e produção de texto e as quatro operações ;
-Desenvolver, elaborar projetos que visa uma maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira lúdico e significativa ;
-Trabalhar atividades com a participação de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem, com métodos lúdicos e recursos audiovisuais para que o ensino se torne mais eficaz.
Métodos Materiais
Através do diagnóstico pude observar algumas dificuldades nos alunos,dentre elas :Leitura, escrita e interpretação de todos,e as quatro operações.
Criar um projeto que tivesse um reagrupamento ,só que apenas num período da aula.Assim os alunos que estão com as mesmas dificuldades são alfabetizados por monitores ou estagiários.
Estarão sendo desenvolvidas atividades diariamente na sala de aula com matérias concretos como :Jogos de rimas ,alfabeto móvel, desenhos entre outros...
Empréstimos de livros ,onde o aluno leva para casa e determina o dia da entrega .
Piquenique da leitura ,onde os alunos vão a praça ,a quadra de esportes ou em outro lugar e levam lanches e livros de histórias infantis.
Trabalhar atividades diversificadas visando a participação de todos os alunos no processo de ensino aprendizagem, priorizando a leitura e a escrita.
Docente:Almerice Pereira da Silva.
ResponderExcluirDisciplina:todas as disciplinas.
Turma:pré ll
Ao estudar e analisar o PIP , sinto que o mesmo veio para nos fortalecer e até mesmo nos orientar enquanto profissional.Em relação aos meus alunos, percebo que estão quase todos no mesmo nível não apresenta dificuldade de aprendizagem pois estão se ingressando agora na vida escolar.Os pais tem colaborados bastantes e são bem presente na vida escolar de seus filhos.
OLÁ PESSOAL BOM DIA, VAMOS FINALIZAR NOSSAS PROPOSTAS PARA QUE OS PLANEJAMENTOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SEJA CONCLUÍDO, POIS ESTAMOS AGUARDANDO A FINALIZAÇÃO DOS COLEGAS EDUCADORES PARA CONCLUIRMOS.
ResponderExcluirGRATA: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA.
OBRIGADA.
ResponderExcluirCOMUNICADO
VENHO COMUNICAR AOS DOCENTES QUE AINDA NÃO CONCLUÍRAM OS TRABALHOS DA SALA DO EDUCADOR .TERÃO ATÉ SEXTA -FEIRA DIA 16/09/2016 PARA CONCLUÍREM.
DESDE JÁ AGRADECEMOS PELA COLABORAÇÃO.
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA.
IDENTIFICAÇÃO
ResponderExcluirDocente: Katherinne Maciel Caminhas Figueiredo
Disciplina: Todas
Turma: Pré I
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Aumentar a prática de atividades lúdicas em sala de aula.
Estimular através de jogos recreativos a curiosidade da criança para que ela aprenda brincando.
Desenvolver na criança sua curiosidade a fim de melhorar seus conhecimentos básicos numéricos e raciocínio lógico.
Realizar atividade individual com a finalidade de desenvolver a concentração e a imaginação da criança.
Proporcionar através de brincadeiras momentos de lazer e companheirismos.
Promover a união entre as crianças.
Melhorar o relacionamento entre educador e educando.
MÉTODOS E MATERIAIS
Jogos Recreativos para desenvolver na criança sua curiosidade a fim de melhorar seus conhecimentos básicos numéricos e raciocínio lógico.
Músicas Infantis para facilitar a memorização e motivar a parceria ao cantarem juntas.
Danças de Roda para proporcionar à criança momentos de socialização, parcerias e afetividade.
Leitura de Histórias Infantis para tornar a criança mais concentrada, atenta e verificar sua capacidade de imaginação e entendimento.
Desenho, Pintura, Modelagem e colagem para estimular a criatividade e aperfeiçoar a coordenação motora da criança
usando recursos como cola colorida, tesoura sem ponta, papel crepom, papel A4, lápis de cor, lápis de cera, tinta guache, massa de modelagem, músicas infantis, livros de historinhas.
Identificação
ResponderExcluirDocente:Juliana Alves da Cunha
Disciplinas: Português e História
Turma:6° ao 9° Ano
Objetivos Específicos
• Proporcionar leituras diversas;
• Identificar recursos para estratégias de leituras;
• Estimular a linguagem oral;
• Ter acesso e conhecer diversos tipos de textos;
• Participar de diversos momentos de leitura;
• Socializar momentos de leitura;
• Buscar criar junto com os educadores a biblioteca de sala;
Métodos e Materiais
• Atividades que envolvam, danças, música, teatro e outros, para enriquecimento da leitura e escrita;
• Campeonato de leitura, como incentivo á pratica da mesma;
• Levantamento de idéias junto aos discentes em busca de soluções para as dificuldades encontradas acerca da leitura;
• Dar abertura para pais, alunos e pessoas da comunidade para participar projetos;
PROPOSTA PARA PLANEJAMENTO DE INTERVENÇÃO PEDAGOGICA
ResponderExcluirIDENTIFICAÇÃO
Docente: Merk Maciel Guida Caminhas
Disciplina: Interdisciplinar
Turma: 1º Ano – Alfabetização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Incentivar a prática de atividades lúdicas para o desenvolvimento da aprendizagem;
• Instigar a curiosidade das crianças para que aprendam brincando;
• Estimular a capacidade criativa das crianças através de jogos e brincadeiras;
• Propiciar através de brincadeiras momentos de lazer e interação;
• Melhorar o relacionamento entre educador e educando.
MÉTODOS E MATERIAIS
• Associar os conteúdos trabalhados aos jogos, músicas e brincadeiras para melhor desenvolvimento das habilidades.
• Buscar nas leituras e interpretação de contos, fábulas o estímulo da concentração o desenvolvimento da oralidade e sequencias de ideias , através da reprodução dos mesmos.
• Desenvolver atividades lúdicas que estimulem o conhecimento do sistema silábico, palavras, frases e textos, diferenciando os.
• Contracenar a partir das fábulas e contos assistidos.
• Associar os jogos ao processo de contagem e sequencia numérica proporcionando assim o entendimento de números e quantidades.
• Junto com a turma selecionar as sugestões de jogos, contos, músicas e brincadeiras que mais gostam para introduzi- los em nossos métodos.
IDENTIFICAÇÃO
ResponderExcluirDocente:Maria da Conceição Alves Lopes
Disciplina:Ciências e Biologia
Turma: 6º ao 9º e E. Médio
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Neste espaço o docente deve indicar os objetivos concretos a serem alcançados com as ações de intervenção pedagógica.
Propor que os alunos conheçam os seres vivos no geral e suas relações com o meio ambiente.
Adquirir conhecimento sobre genética e sua importância para a sociedade.
MÉTODOS E MATERIAIS
Este passo é no qual são descritos os métodos, as técnicas e recursos que serão utilizados na intervenção pedagógica para superação das necessidades e/ou potencialização dos estudantes.
.Livros didáticos
.Vídeos sobre os assuntos propostos
.Revistas Ciências Hoje infantil
. Debates em sala de aula com os alunos
. Seminários.